CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Minha Herança, Minhas Mestras!!!

Olá amigos tudo bem?
Quem vos fala, (escreve...) sou euzinha a Nany
Resolvi aparecer hoje, para um dedo de prosa...hehehe...Tipo assim me apresentar!
Sou filha da Tere!
Como algumas amigas já sabem, eu estou por trás das cortinas do Blog da mãe, ela faz as artes e eu ajudo a divulgar, achei que um blog seria ótimo para nós duas,
Eu que adoro aprender, pesquisar, descobrir... Criar um blog é um desafio!
Para a mãe, é uma vitrine, opção de mostrar, divulgar e dividir sua paixão, que sempre foi o artesanato!
Aliás o Artesanato em suas inúmeras ramificações são nossa paixão, a impossibilidade em ficarmos quietas, e a necessidade de criar, vencer desafios, e sanar curiosidades, nos fazem perfeccionistas, dedicadas, e às vezes "loucas" diante dos olhos de muitos, por realizar algo que nem lucro teremos.. 
E só quem ama oque faz, sabe que muuuitas vezes dinheiro é o de menos!
Não há dinheiro que pague a satisfação no olhar de clientes, e ao ver um trabalho finalizado, ou de parentes e amigos ao receber um mimo nosso!
Enfatizo, isso não é profissão, é PAIXÃO!!!
Enfim não posso deixar de contar onde tudo começou, não é?
Aprendi desde pequenininha a ser artista. Exemplos nunca me faltaram, pais e avó, trabalhadores e caprichosos e criativos!
Minha avó materna seeeempre fez "fuxico", todas as netas ganharam uma colcha, confeccionada por ela, e não parava de cortar, costurar enquanto todas as netas não tivessem um exemplar (e que trabalho!!!). 
Ela fez para muitas pessoas queridas dela. Não sei se todas guardaram essa preciosidade...mas eu tenho a minha, já, já mostro pra vcs!
Claro que o nome não era FUXICO,, e sim colcha de retalhos!
Na casa da vó sempre teve paninhos, molde circular p/ cortar os fuxiquinhos, agulha e carretel branco, daqueles beem forte, tesoura boa para cortar os retalhos, que sempre ganhava de amigas costureiras ou de nós da família mesmo!
Ah, ela fazia também tapetinhos de crochet, de pacote de leite, aqueles de plástico sabe!!!...
????hum??? rsss 
Lembro bem o jeito que ela fazia p/ cortar os pacotes de leite, abria a mão dentro do pacotinho e com a tesoura começava a cortar dando a volta no pacotinho...fazendo tiras contínuas... e enrolava como um novelo...Aí era só começar a tecer...
Hoje não vejo praticidade em usá-los...rsss...

Mas como criatividade, há  30 anos.... faria sucesso hoje, com o tema ecologicamente correto ou Reciclagem!
A vó fazia tapetinho de retalhos, na forma de "dedinhos", triangulos e amarradinhos,
Essas imagens abaixo NÃO SÃO da minha avó, por favor gente, apenas copiei das imagens do google para vcs terem ideia do que ela fazia.. Do que eu estou falando..
Os créditos são de outras artesãs...





Relembro que todas as informações e noções que tive sobre artesanato,  tinham outros nomes, hoje Fuxico, Patchwork, Brolhas ou Bróia, Amarradinho....

E para encerrar com Chave de Ouro vos mostro a...
 MINHA COLCHA DE RETALHOS!!!


Minha avó tem 94 anos, não produz mais nada... Mas ela já trabalhou muito na vida e com certeza, nos ensinou valores preciosos!! 
Sorte a minha de poder ter crescido ao lado dela!!
Minha mãe e eu somos a continuação...
Não preciso falar das artes da minha mamy, e o valor que ela tem para mim, pois vocês estão conhecendo aos poucos...e cada postagem considero uma HOMENAGEM a ela!!!
Te amo mãe!
Então pessoal também postarei algumas coisas minhas a partir de hoje, ok?
Mas tudo será especificado,,,quem é de quem.
Abraços a Todos!!

aaah querem aprender a fazer fuxiquinho acesse o endereço abaixo...

Fuxico simples...

7 comentários:

Indianara

Amore, a vó já chamava de fuxico.
Eu tenho duas, a minha e a da Bruna.
Não dou, não vendo, não empresto, não adianta....ficará guardada para sempre, nem que eu não usei, mas sempre vou lembrar da vózinha quando olhar para a colcha.
Nossa...ela fazia com tanto carinho, com luz fraca, à noite e sem óculos...lembro como se fosse ontem.
Qualquer dia também vou postar a minha no blog,hehe....ah....você lembra que ela fazia Brolha, hoje chamado nosso macramê?
Boas lembranças.
Beijokas

Giovanna Felippotti

Que lindo depoimento.... é de emocionar....
Amo minha mãe com toda essa intensidade tb....
E, é ótimo poder entrar nessa família tão linda!!!
Beijossss queridas

Elaine

India estou fazendo uma pesquisa,,,hahaha
Pois tenho certeza que só há pouco tempo a vó chamou suas colchinhas de fuxico, me lembro que apareceu esse nome no programa da Ana Maria Braga, achei o nome intrigante, aí pareipara ver e era oque a vó já fazia!!...Masssss como não podemos confiar na nosssa memória...estou perguntando p/ parentes sobre o assunto!
Pra mim que ela chamava de rosinha ou rosetinha...
Qdo colher mais informações,, concluiremos a dúvida ok?
Ah! poste a tua colcha mesmo, quero ver!
Sabe India, que não tenho lembrança da vó fazer as brolhas,, mas lembro de toalhas do enxoval dela!!
bjks p/ ti minha florzinha!!

Elaine

Gi obrigada!
Graças a Deus temos família, e temos valorizar isso sempre, né?!
Por isso não vemos a hora de sair esse casório, hehehe
bjinhos cunhadinha!

Anônimo

Ε-cigaгettes don't have tobacco, but instead have a sort of vaporized nicotine.

Look at my blog post: http://moainet.jp/wiki/index.php?title=利用者:RevaGrimm

Anônimo

Developіng rapіԁ liκe іn teens, ρrеgnancy, a ѕingle of thе most thrillіng inѕtanceѕ in а woman's life, or obtaining lost a big amount of weight can be the causes of it.

My web blog anonymous

Anônimo

Electrode pads of two various frequencies are applied.

Muscle tissues need to deal to move any section of
the overall body.

my web blog ... flex mini coupon

Postar um comentário